terça-feira, 10 de março de 2015

Actividade da empresa “Primores do Oeste” poupa três milhões de euros de importações



Março 04
09:22
2015

Segundo a empresa Primores do Oeste, o seu investimento de produção agrícola em estufas de temperatura controlada, permite ter legumes frescos durante todo o ano, evitando assim que o país importe cerca de três milhões de euros destes produtos fora de época.

O aquecimento das estufas aproveita o sistema de cogeração para produção de energia, que tem ganhos energéticos e financeiros.

O complexo de estufas, que é considerado o maior projecto nacional do sector, foi inaugurado em Junho de 2013 e constituiu um investimento de 25 milhões de euros e permitiu, em 2014, (primeiro ano de funcionamento) a produção de 10 mil toneladas de hortícolas, entre tomates e pepinos, que abasteceram o mercado nacional.

Com a produção a surgir em contra ciclo com a tradicional de ar livre, foi possível evitar uma importação de 7 mil toneladas de hortícolas, com uma poupança de 30 cts/kg.

A central de gás natural instalada na exploração produz electricidade, energia térmica e gases com efeito de estufa, que são aproveitados nas estufas, que dispõem de controlos electrónicos de temperatura e humidade, para optimizar o crescimento das plantas.

Esta empresa pretende, a curto prazo, aumentar a produção, para que possa satisfazer, na totalidade, a procura nacional para este tipo de produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário