sexta-feira, 13 de março de 2015

Ministra da Agricultura acusa socialistas de "desleixo" na gestão de recursos agrícolas


A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, lamentou hoje que Portugal tenha que devolver a Bruxelas 143 milhões de euros referentes a fundos agrícolas, acusando o governo de José Sócrates de ter praticado uma "má gestão" no setor.

"É uma pesadíssima herança da má governação socialista, do desleixo, da inação, da falta de cuidado reiterada, porque estas multas vêm a crescer", disse.

"Fomos avisados em 2005, 2006, que não estávamos a cumprir, não houve ação coincidente com a necessidade de resolver o problema e a verdade é que chegámos a 2011 com um problema muitíssimo avolumado que está agora à vista", lamentou.

Assunção Cristas falava aos jornalistas em Ponte de Sor (Portalegre), à margem da visita do Presidente da República, Cavaco Silva, à unidade da Corticeira Amorim, iniciativa inserida na jornada dedicada à floresta portuguesa: sobreiro, pinheiro, eucalipto.

O jornal Público adianta na edição de hoje que a Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia está a exigir ao governo português o reembolso de 143,4 milhões de euros relativos a pagamentos irregulares aos agricultores portugueses nos anos de 2009, 2010 e 2011.

"Portugal foi muito desleixado durante a governação socialista, não fez a revisão do parcelário agrícola e, portanto, nós temos multas, que são várias, em lotes de três, multas que dizem respeito a 2005, 2006, 2007, 2008, dizem respeito a 98 milhões de euros e por fim a notícia que é dada hoje, que é de 2009, 2010 e 2011 correspondente a 143 milhões de euros", explicou a governante.

De acordo com a ministra da Agricultura, Portugal tem um total de "277 milhões de euros" para pagar a Bruxelas, sublinhando que o atual governo tem "estancado" as multas a pagar, uma vez que foi feita a revisão do parcelário agrícola.

"Neste momento o problema está resolvido para o futuro", disse.

Assunção Cristas acrescentou que já desenvolveu negociações com Bruxelas no sentido de pagar as multas e, em 2014, o governo já pagou "68 milhões de euros", voltando este ano a devolver "60 milhões de euros" e nos anos subsequentes da mesma forma.

Em relação à multa agora aplicada de 143 milhões de euros por Bruxelas, a governante adiantou que Portugal está "a contestar" esse valor, no sentido de "baixar um bocadinho" a mesma verba.

Sem comentários:

Enviar um comentário