sexta-feira, 13 de março de 2015

Cereais: Previsões de colheita do Copa-Cogeca mostram uma queda de oito por cento em 2015

13-03-2015 

 
As novas previsões para a colheita de cereais de 2015 na União Europeia publicadas pelo Copa-Cogeca mostra uma queda de oito por cento, enquanto aumenta a preocupação sobre as novas normas comunitárias para os mercados financeiros.

As novas estimativas de culturas de cereais na União Europeia (UE) para 2015 revelam que se espera uma redução da produção até oito por cento este ano, em comparação com o ano anterior, sobretudo como resultado das novas medidas Greening da reforma da política agrícola comum (PAC).

A publicação dos dados em questão foi uma iniciativa do grupo de trabalho "Cereais". O presidente do grupo, Max Schulman, reeleito esta semana, comentou que «os resultados mais recentes mostram que a produção de cereais da União Europeia dos 28 (UE-28), este ano será inferior oito por cento, atingindo 293,9 milhões de toneladas em comparação com o ano anterior e a superfície diminui cerca de quatro por cento. Uma situação que se deve, principalmente às novas medidas Greening da reforma da PAC. Os agricultores foram muito cuidadosos este ano para evitar os cortes excessivos nos seus pagamentos, os quais são aplicados quando se cometem um erro involuntário muito leve ao aplicar as novas normas, sendo realmente necessário simplificar e flexibilizar as normas exigidas aos agricultores para serem eficazes e também satisfazerem a crescente procura mundial de alimentos».

Max Schulman declarou ainda que, para além disso, «os agricultores e as cooperativas têm sérias preocupações sobre as novas normas europeias para os mercados de futuros MiFID). A não ser que estas sejam esclarecidas, os agricultores e as cooperativas serão classificadas como operadores financeiros, apesar de serem agentes económcios e entregarem os bens de forma física. A aplicação do regulamento MiFID II cria burocracias desnecessárias e uma maior regulação no trabalho das cooperativas, simplesmente devido à má interpretação de uma definição europeia», alertou o responsável, concluindo que esta situação deve ser revista.

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário