quinta-feira, 12 de março de 2015

Queda dos preços em Portugal abranda em Fevereiro

11-03-2015 
 

 
O Instituto Nacional de Estatística revelou esta quarta-feira que a inflação homóloga foi de -0,2 por cento, em Fevereiro, uma taxa superior em 0,2 pontos percentuais à registada no mês anterior.

Em Janeiro, a taxa de variação homóloga tinha sido de -0,4 por cento. «A variação homóloga menos negativa do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Fevereiro, comparativamente com Janeiro, foi determinada pelo índice relativo aos produtos energéticos, que passou de uma taxa de variação de -8,0 em Janeiro para -5,6 por cento em Fevereiro de 2015», explica o Instituto Nacional de Estatística (INE) para justificar a redução das pressões deflacionistas.

Em relação ao mês anterior, os preços caíram 0,1 por cento em Fevereiro, depois de um recuo de 1,4 pontos percentuais. Há um ano, a taxa de variação mensal tinha sido de -0,3 pontos.

«A classe com maior contributo negativo para a taxa de variação mensal do índice total foi a do Vestuário e calçado, com uma variação mensal de -5,2 pontos», explica o INE. Este comportamento dos preços do vestuário e calçado resulta da época de saldos. Apesar do abrandamento das pressões deflacionistas, a taxa de variação média verificada nos últimos 12 meses manteve-se inalterada em -0,3 por cento.

Fonte: Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário