terça-feira, 10 de março de 2015

Projecto de aproximação das crianças à agricultura em Viseu


Março 05
09:17
2015

Vai arrancar, em Viseu, um projecto educativo "Academia Dão Petiz", que resulta de uma parceria entre as Escolas Superiores e Agrária de Viseu.

Este projecto visa aproximar as crianças dos 6 aos 12 anos à agricultura, levando-as a experimentar o trabalho do agricultor em várias culturas e nos seus diferentes ciclos de produção.

O arranque está marcado para o próximo dia 25, com a cultura da vinha e será dedicado aos rebentos e início da floração. Em Julho, as crianças irão ver o cacho já formado. O programa segue em Setembro, com a vindima, em Dezembro, com o processo de verificação, para terminar em Fevereiro, com a poda.

Este ano será esta cultura a ser explorada, mas está previsto o contacto com outros ciclos produtivos, como o do pão, o do queijo e do linho, que são produtos característicos da região.

Estas actividades vão ser desenvolvidas em várias explorações agrícolas da zona e, além da aprendizagem e investigação, as crianças podem também realizar algumas tarefas dos agricultores, para terem uma noção clara de como são produzidos os alimentos que comem.

Existe uma grande expectativa à volta deste projecto inovador, que até pode vir a fixar mais jovens ao campo.

Imagem - winepsych.com

Sem comentários:

Enviar um comentário