sábado, 14 de março de 2015

Plataforma europeia pede a manutenção do programa de distribuição de fruta às escolas

Março 13
12:01
2015

Uma plataforma europeia, constituída por organizações de saúde pública, alimentar e organizações de produtores, representando o sector das frutas e legumes, pediu à Comissão que mantenha inalterado o programa actual de apoio à distribuição de fruta nas escolas, pois têm receio que as alterações que possam vir a ser incluídas os prejudique.

Em Janeiro de 2014, a Comissão lançou a proposta actual de distribuição de leite e fruta nas escolas, com novas medidas didácticas, alocando uma verba de 150 milhões de euros para a fruta e 80 milhões de euros para o leite.

A nova Comissão publicou uma recomendação em 16 de Dezembro de 2014, em que referia a necessidade de fazer uma inspecção aprofundada aos resultados da aplicação deste programa, pelo que este poderá sofrer algumas suspensões até todo o trabalho estar concluído.

Os signatários da plataforma realçaram junto da Comissão a imprescindibilidade de defender a saúde das crianças, mesmo em tempo de cortes orçamentais.

O desmantelamento do programa terá, seguramente, implicações dramáticas para os consumidores europeus e para a saúde e segurança social.

O programa de distribuição de leite nas escolas começou em 1997 e o da fruta em 2009 e são considerados fundamentais para uma boa educação alimentar das crianças e mais se justificam quando hoje temos, na União Europeia, 22 milhões de crianças com excesso de peso, das quais 5,1 milhões são obesos.

Sem comentários:

Enviar um comentário