Março 10
12:38
2015
O Parlamento Europeu (PE) deve votar, esta semana, uma proposta da Comissão, que prevê a revisão do comprimento máximo dos camiões, bem como o aumento do peso bruto dos camiões que fazem transportes internacionais.
Esta revisão também prevê exigências no que diz respeito às emissões de gases com efeito de estufa e à segurança rodoviária.
No novo texto, os contentores vão passar a ter uma dimensão máxima de 45 pés, ou seja, mais 1,5 m do que tinham anteriormente.
No quadro das operações internacionais, ou seja, combinação de transporte rodoviário com marítimo, ou ferroviário, o peso bruto dos camiões pode atingir as 44 toneladas. É, também, autorizada a instalação de dispositivos aerodinâmicos retrácteis à traseira dos veículos.
As cabines também podem ter nova configuração, sendo mais redondas, de modo a favorecer a aerodinâmica. Estas cabines vão ainda ver a sua segurança aumentada, pois absorvem melhor quaisquer impactos que surjam.
Esta directiva vai obrigar todos os estados membros a actualizarem as legislações nacionais.
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