domingo, 8 de março de 2015

Acção de reflorestação devolve três mil árvores à Serra da Gardunha

05-03-2015 
 

 
Três mil árvores vão ser plantadas, no sábado, na Serra da Gardunha, numa acção de reflorestação promovida pela associação Descobrindo, com o apoio da Toyota, disse à agência Lusa Hugo Landeiro, presidente daquela associação.

Este é o segundo ano consecutivo que a Descobrindo - Associação de Desenvolvimento Territorial, sediada no concelho do Fundão, realiza acções de reflorestação, sendo que no ano passado foram plantadas 3.500 árvores.

«O nosso principal objectivo é ajudar a reflorestar a Gardunha, designadamente as áreas que foram fustigadas pelos incêndios, e o nosso compromisso é o de levarmos a cabo pelo menos uma acção por ano ou, se possível, até mais», explicou.

A acção de sábado contará com a reposição de árvores que se perderam no último ano, além da plantação em outras áreas de terreno, nas quais também foi identificada a necessidade de reflorestação.

Hugo Landeiro especificou ainda que as árvores serão oferecidas pela marca de automóveis Toyota, no âmbito do programa "Um Toyota, uma árvore", e que a selecção das espécies foi feita de acordo com a biodiversidade da Serra da Gardunha. «Vamos plantar árvores que sempre fizeram parte da nossa serra, designadamente castanheiros, carvalhos, faias, freixos e bétulas», referiu.

De acordo com a Descobrindo, a iniciativa é aberta a «todos os voluntários que queiram associar-se e dar o seu contributo», sendo que, à semelhança do que aconteceu o ano passado, a associação espera juntar mais de uma centena de pessoas.

«Asseguramos transporte e reforço alimentar, só pedimos que levem um sacho ou uma enxada para poderem proceder à plantação», apontou Hugo Landeiro, lembrando que o ponto de encontro é às 14:00 horas, junto às piscinas de São Fiel, freguesia do Louriçal do Campo, distrito de Castelo Branco.

A Serra da Gardunha situa-se nos concelhos do Fundão e Castelo Branco e está classificada como área de paisagem protegida regional.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário