sexta-feira, 13 de março de 2015

Presidente da República quer portugueses mobilizados para cuidarem da floresta

12-03-2015 
  
O Presidente da República defendeu a mobilização dos portugueses para cuidarem das dimensões ambiental, social e económica da floresta, para se alcançar maior rentabilidade mas com respeito pelos requisitos ambientais.

«Nós temos todos que mobilizar os portugueses para cuidarem destas três dimensões, a dimensão ambiental, social e económica, respondendo ao desafio de mais rentabilidade, mas, ao mesmo tempo, respeitando todos os requisitos ambientais», afirmou Aníbal Cavaco Silva. «É esse um dos grandes desafios que temos, de facto, à nossa frente», defendeu o Presidente da República.

O chefe de Estado discursava em Tramagal, concelho de Abrantes, distrito de Santarém, no âmbito de uma jornada dedicada à floresta portuguesa, antes de um almoço de trabalho na herdade da Caniceira com produtores e investigadores da floresta.

«Há aqui um trabalho a fazer no domínio da produção para tentar atenuar a escassez de matéria-prima», insistiu, apontando, ainda, a importância da certificação, apenas 10 por cento da floresta nacional têm a sua gestão certificada, para a qualidade e competitividade dos produtos da floresta.

Quanto à inovação e investigação, o Presidente da República considerou que é por este caminho que se vão «encontrar novos produtos, desenvolver novos processos, novas formas de chegar aos exigentes consumidores dos produtos da floresta».

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário