domingo, 8 de março de 2015

Copa-Cogeca destaca protecção das bebidas espirituosas de qualidade nas negociações de livre comércio

03-03-2015 
  
O novo presidente do Grupo de trabalho "Álcool" do Copa-Cogeca, Alexandre Imbert, falou das prioridades para o futuro, entre as quais destaca a protecção das bebidas alcoólicas de qualidade nas negociações sobre livre comércio.

Alexandre Imbert insistiu que «o Grupo de trabalho representa os produtores, pequenas e medidas empresas, destilarias e cooperativas agro-alimentares, que produzem bebidas alcoólicas tradicionais de qualidade, muitas vezes bem-vindos ao sistema europeu de Indicações Geográficas (IG), que protege os produtos europeus de qualidade das imitações».

«A principal prioridade do grupo vai ser assegurar que se mantém e reconhece o sistema, particularmente no que diz respeito às próximas negociações bilaterais de comércio entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA). Efectivamente, para os produtores de algumas regiões e sectores da UE, esta protecção é fundamental para manter o valor da produção». Referiu o responsável pelo Grupo de trabalho.

Imbert diz ser prioritário o progresso no âmbito das propostas da simplificação da política de qualidade, que deve apresentar o comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan». Além disso, mantém o relacionamento com a corporação americana responsável pela atribuição de novos nomes de domínios na Internet. O Copa e a Cogeca consideram que as especialidades europeias cujos nomes estão protegidos pelo sistema europeu de IG dos produtos de imitação, devem ser igualmente protegidos na Internet».

Alexandre Imbert, eleito esta semana pelo grupo de trabalho, faz parte da organização vinícola francesa da DOC Cognac (UGVC). O Grupo de trabalho "Álcool" do Copa-Cogeca abrange apenas as bebidas espirituosas, já que existe outro grupo de trabalho especial para o vinho.

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário