quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Especialistas norte-americanos de visita à Região Vitivinícola da Madeira

ARTIGO | QUI, 21/02/2013 - 10:35
Jornalistas, "bloggers", "wine educators" e "sommeliers"
norte-americanos visitam, desde o passado dia 17, a Região
Vitivinícola da Madeira, a convite do Instituto do Vinho, do Bordado e
do Artesanato da Madeira, IP RAM (IVBAM). A iniciativa ocorre no
âmbito do Programa Comunitário "Acções de Informação e Promoção de
Produtos Agrícolas em Países Terceiros 2011-2013", que prevê diversas
acções de promoção do Vinho Madeira nos EUA e Japão.
Todos os convidados são oriundos do Estado de Nova Iorque e detentores
de proeminentes currículos em áreas relacionadas com o setor dos
vinhos e gastronomia. John Bandman é um "wine educator", "sommelier" e
escritor. Dá aulas em diversas escolas como a Sommelier Society of
America, The Art Institute, Westchester Community College, e Excelsior
College. Para além disso, também conduz seminários sobre vinho, entre
outros, para diversas empresas conceituadas em Nova Iorque. Já
lecionou também em Singapura e na Suíça. Detém o British Wine & Spirit
Education Trust (WSET) Diploma e está certificado como Sommelier pelo
Court of Master Sommeliers e Sommelier Society of America.
Lisa Granik, Master of Wine desde 2006 (note-se que apenas existem 300
masters of Wine em todo o Mundo) é diretora da Tastingworks, uma
empresa de consultoria de Vinhos com clientes ligados à importação e
distribuição de vinhos. É formadora no Wine and Spirit Education
Trust, French Wine Society, e na American Sommelier Association e é
frequentemente convidada para júri em concursos internacionais de
vinhos e "sommeliers". Escrever sobre vinho em diversas publicações
como o New York Times, World of Fine Wine e o Haute Life Press.
Detentora de vários prémios, em 2008 conquistou o Thomas Jefferson
Award, pela Pennsylvania Academy of Fine Arts, que premeia figuras de
destaque na indústria do vinho.
May Matta-Aliah é uma "wine educator", de Nova Iorque e é presidente
da organização In the Grape, organização esta que se dedica a tornar
acessível a todos, desde o apreciador curioso até o profissional do
setor dos vinhos, a formação na área de Vinhos e bebidas espirituosas.
É consultora para várias empresas e dá apoio a diversas organizações.
É formadora no prestigiado International Wine Center, e foi formadora
convidada na Schiller International University, uma escola de cozinha,
na Suíça.
Cynthia Sin-Yi Cheng, especialista em champanhe, fundou a cyn-et-vin
("sin-nay-van") uma empresa de provas de Vinhos especializada na
criação de eventos de degustação luxuosos para uma clientela exigente.
É editora de vinhos do website Cravings (findyourcraving.com) e dá
formação na Murray's Cheese, a instituição do West Village famosa pela
sua extraordinária seleção de queijos nacionais e importados e é um
dos membros fundadores da Shanghai Wine Society. Escreveu já diversas
crónicas sobre vinho e estilos de vida em diversas publicações como
The San Francisco Chronicle Magazine, Golf Connoisseur, Town&Country
Wedding and Condé Nast Portofolio.com, para além de contribui para o
website, Indagare.
Linda Lawry é diretora do International Wine Center em Nova Iorque. É
também formadora na New York University, Departmento de Nutrição e
Estudos Alimentares. Foi Diretora do New York Office of Wine
Institute, associação comercial que representa os Vinhos da
Califórnia. É chef, pela New York Restaurant School e foi júri em
diversos consursos de vinhos. Faz também parte do Conselho Diretivo da
Society of Wine Educators, Les Dames d'Escoffier e é Vice-Presidente
do comité do Culinary Historians of New York.
A visita deste grupo resulta da importância que o Vinho da Madeira tem
vindo a registar no mercado norte-americano, onde acreditamos que o
esforço comercial e promocional conjunto das empresas exportadoras de
Vinho Madeira e do IVBAM tem contribuído para um saldo positivo,
refletido no volume de negócio ocorrido, sendo que em 2012 o valor das
exportações para este mercado foi de 1.451.473,79€.
Para o IVBAM, este tipo de ações reveste-se, regra geral, de grande
eficácia, já que permite que prescritores com grande influência junto
do consumidor final norte-americano conheçam todas as especificidades
do processo produtivo e do produto em si, mas também o seu local de
origem, a ilha da Madeira.
O instituto regista ainda que a ligação histórica e comercial da Ilha
da Madeira, através do Vinho da Madeira, aos EUA, que aconteceu ao
longo dos XVIII e XIX, alcançou um papel único e preponderante nos
hábitos de consumo dos seus habitantes tendo o Vinho Madeira estado
presente nos mais relevantes acontecimentos históricos americanos,
nomeadamente na Independência dos EUA em 1776, celebração que foi
brindada com Vinho Madeira.

http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/especialistas-norte-americanos-de-visita-%C3%A0-regi%C3%A3o-vitivin%C3%ADcola-da-madeira

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