quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PS acusa ministra da Agricultura de "negligência" no processo de criação do banco de terras


Por Agência Lusa, publicado em 20 Fev 2013 - 13:02 | Actualizado há 23 horas 19 minutos

O deputado do PS Miguel Freitas acusou hoje a ministra da Agricultura de "negligência" no processo de criação do banco de terras, observando que passou o prazo de 60 dias para a regulamentação da medida.

"O que significa que os agricultores, os jovens agricultores, continuam à espera do banco de terras. Esta era uma medida emblemática do Governo, a leitura que retiramos daqui é que naturalmente há negligência por parte do ministério da Agricultura e a senhora ministra não tem mão neste processo", acusou o deputado.

A lei que cria uma bolsa nacional de terras para utilização agrícola, florestal ou silvopastoril foi aprovada a 10 de dezembro passado, dando um prazo de 60 dias ao Governo para a regulamentar.

Em declarações à Agência Lusa, o deputado do PS Miguel Freitas lamentou ainda que o levantamento do valor dos prejuízos que afetaram os agricultores portugueses nas intempéries de 18 e 19 de janeiro "tenha demorado um mês".

"Isso é absolutamente inaceitável. No tempo do Governo socialista, em 10 dias, em todos os casos o levantamento era feito, era publicado uma resolução e os despachos respetivos para operacionalizar as medidas", assinalou.

Miguel Freitas frisou que, "passado um mês" ainda não é possível aos agricultores prejudicados pelas intempéries de janeiro.

"Tudo isto tem uma leitura, este é um ministério que não tem comando, está completamente desarticulado e isso é responsabilidade da senhora ministra Assunção Cristas", criticou.

O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, disse terça-feira que sequência do temporal de 18 e 19 de janeiro, foram reportados estragos de 31 milhões de euros em 960 hectares, abrangendo 1.200 agricultores.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico*

http://www.ionline.pt/portugal/ps-acusa-ministra-da-agricultura-negligencia-no-processo-criacao-banco-terras

Sem comentários:

Enviar um comentário