sábado, 23 de fevereiro de 2013

Custo de produção do leite sobe 10 vezes mais do que o preço pago aos agricultores

NEGÓCIOS
22/02/13, 19:19
OJE/Lusa
O preço das rações, um dos principais custos de produção do leite, aumentou 6,6% entre 2005 e 2011, dez vezes mais do que o preço pago aos produtores, indica um relatório do Ministério da Agricultura.


O relatório "Índices de Preços na Cadeia de Abastecimento Alimentar", produzido pelo Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e datado de dezembro de 2012, sublinha que "esta evolução revela a incapacidade de refletir as grandes subidas dos custos inerentes à atividade agrícola nos anos mais recentes, traduzindo-se numa diminuição das margens ligadas à produção".

Segundo o documento, os preços do leite cresceram 0,7% em média anual, enquanto os preços da alimentação animal aumentaram 6,6% em média, acompanhando a tendência de subida dos cereais, um setor caracterizado por grande volatilidade.

Por seu lado, os preços do leite na indústria (leite embalado à saída da fábrica e indústria dos lacticínios) evidenciaram uma melhoria face aos preços do leite no produtor, com uma média anual de 1,1% e 1,9%, para a indústria de lacticínios e leite embalado, respetivamente)

Quanto ao preço do leite no consumidor, observou-se uma ligeira deterioração, com um crescimento de 0,3% ao ano.

http://www.oje.pt/noticias/negocios/custo-de-producao-do-leite-sobe-10-vezes-mais-do-que-o-preco-pago-aos-agricultores

Sem comentários:

Enviar um comentário