terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Andaluzia aplica técnicas de controlo inteligente na produção de azeite


por Ana Rita Costa
19 de Fevereiro - 2013
O Conselho de Agricultura da Andaluzia, através do Instituto de Investigação e Formação Agrária e Pesqueira da Andaluzia está a trabalhar num projeto de investigação cujo objetivo é conseguir uma metodologia baseada na aplicação de técnicas de controlo inteligente, nas várias fases de produção do azeite.


Este tipo de técnicas permitem, mediante um conjunto de métodos de análise em tempo real, o desenho e a aplicação de sistemas de controlo com o fim de melhorar a produtividade e conseguir azeite com características definidas de antemão.

Estes métodos de controlo inteligente artificiais, baseados em redes neuronais, têm algumas características da inteligência humana como a aprendizagem e a adaptação e vão permitir ajustar a produção aos dados obtidos em tempo real.

A equipa de investigação a trabalhar neste projeto e dirigida por Antonio Jiménez, já fez alguns testes na campanha deste ano com a instalação de vários pontos de controlo analítico e vai continuar a  realizar ensaios nas próximas campanhas.

http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=7020&bl=1

Sem comentários:

Enviar um comentário