sábado, 23 de fevereiro de 2013

Investimento na agricultura atingiu nível histórico


Salão Mundial da Agricultura em Paris de 24 a 28 de Fevereiro

A visita ao SIMA conta com o apoio da Promosalons Portugal.
As novas tendências de uma agricultura global, eficiente e sustentável vão ser apresentadas no SIMA, Salão Mundial da Agricultura.

Em entrevista à "Vida Económica", Martine Dégremont, diretora geral do SIMA, destaca a vocação inovadora do setor agrícola: "Frequentemente, os equipamentos agro têm sido precursores de tendências e inspiraram em várias ocasiões a indústria automóvel" - afirma.

A atual conjuntura está a ser favorável ao investimento na agricultura. O mercado dos equipamentos agrícolas atingiu um 2012 um recorde histórico de 5,5 mil milhões de euros, revela Martine Dégremont.

Vida Económica - Como encara os desafios do setor agrícola nas vésperas do SIMA?
Martine Dégremont - O desafio principal é o de alimentar 9,5 mil milhões de pessoas em 2050!
Estamos redescobrindo nos últimos anos que a agricultura tem um papel importante a desempenhar e que é um sector fundamental da nossa economia.
O SIMA insere-se plenamente neste contexto, propondo uma agricultura mundial, eficiente e sustentável, posicionando-se como a principal feira de todas as agriculturas, independentemente do tipo de agricultura e tamanho da exploração.

VE - A agricultura é um bom exemplo em termos de pesquisa e inovação?
MD - Nos equipamentos agro a pesquisa é permanente. Como prova, temos o trator John Deere que funciona com óleo de colza ou o iPad da Claas que é revolucionário na forma como permite ao agricultor gerir os seus equipamentos e a sua exploração. Frequentemente, os equipamentos agrícolas foram precursores de tendências e inspiraram em várias ocasiões a indústria automóvel.

VE - Comparando com última edição do SIMA, quais são as novidades em 2013?
MD - Desde logo, comemoramos a 75 ª edição do SIMA, e teremos setores que se desenvolveram muito: plantação com novos métodos simplificados, colheitas otimizadas, irrigação racionalizada, manutenção polivalente.
Cerca de 1700 empresas de 40 países estarão presentes.
Também teremos encontros internacionais que reúnem especialistas sobre temas agrícolas fundamentais: desafios alimentares, preços de matérias primas, a agricultura no horizonte de 2020 ....
Também vamos ter conferências e workshops sobre agricultura sustentável, o metano, a profissão do agricultor em rápida mudança ...
Será uma oferta muito rica, muito completa, dirigida a todos os agricultores e produtores pecuários (o foco será sobre genómica na produção animal)

VE - A globalização pelo aumento das trocas comerciais é uma oportunidade ou uma ameaça para os agricultores europeus?
MD - Como qualquer desafio, deve ser compreendido e antecipado para ser superado.
A agricultura tem um saber fazer, uma legitimidade muito forte.

VE - Em que setores do mundo agrícola encontramos mais dinamismo em termos de investimento?
MD - Na tração, colheita e plantação. O mercado francês atingiu um investimento de 5,5 mil milhões de euros em 2012 que representa um nível histórico. O SIMA deve beneficiar deste contexto muito promissor.



Vida Económica organiza visita ao SIMA
Um grupo de assinantes e leitores da "Vida Económica"  vai visitar o SIMA, conhecendo de perto os novos equipamentos e serviços para a produção agrícola. O programa da visita inclui um encontro com a direção do SIMA e uma mesa redonda sobre a exportação de produtos agrícolas para o mercado francês. À semelhança dos anteriores eventos organizados pela Vida Económica, o grupo de profissionais portugueses irá ter  contactos com empresários luso-descendentes que operam no mercado francês. O SIMA vai ter mais de 200 mil visitantes profissionais, reunindo 1700 expositores vindos de 40 países.


Susana Almeida, 14/02/2013

http://www.vidaeconomica.pt/investimento-na-agricultura-atingiu-nivel-historico

Sem comentários:

Enviar um comentário