Retalho
Dírcia Lopes
20/10/11 08:46
Recessão e falta de confiança dos consumidores leva ao crescimento das
marcas próprias.
A crise está a forçar os portugueses a alterar hábitos de consumo e a
apostar cada vez mais nas marcas próprias para poupar. E o estudo
promovido pela consultora Kantar Worldpanel - sobre "O impacto da
actual crise no consumidor português" - dá sinais nesse sentido, ao
confirmar que os portugueses mais afectados por dificuldades
económicas (22%) optam por fazer as compras em cadeias de 'hard
discount': 10,5% escolhem Lidl, 10,2% preferem Minipreço.
O director de comunicação da Kantar, Paulo Caldeira, explicou durante
a apresentação do estudo que este grupo de portugueses - aos quais
chamam 'impactados' com a crise - tem a poupança como primeira
preocupação. De tal forma que, na compra de produtos de grande
consumo, a preferência recai sobre as marcas próprias que já pesam
43,1% nas suas escolhas, com especial incidência nos bens de primeiro
preço, ou seja, nas marcas de 'hard discount'.
Nos primeiros nove meses do ano, as marcas da distribuição estão a
registar forte crescimento, com uma quota, em valor, de cerca de 37%,
face aos 33,8% no mesmo período em 2010 - neste desempenho, os bens
alimentares pesam 40%. De acordo com os números até Setembro, ontem
divulgados, a frequência, o preço médio e a quantidade comprada
ajudaram ao crescimento destas marcas. A estimativa é que em 2012 a
quota de mercado das marcas próprias chegue a 42%.
http://economico.sapo.pt/noticias/lidl-minipreco-e-marcas-proprias-ganham-mais-consumidores_129476.html
Sem comentários:
Enviar um comentário