terça-feira, 26 de março de 2013

Gastronomia: Portugal conquista 2 prémios internacionais

19 Março, 2013 02:52 | Revista de Vinhos

A Academia Internacional de Gastronomia, com sede em Paris, atribuiu os seus prémios relativos ao ano de 2013, dois deles foram para Portugal.

Portugal foi contemplado com dois dos mais importantes prémios da noite, "CHEF DE L'AVENIR" (Chefe do Futuro), Chefe Vincent Farges Restaurante Fortaleza do Guincho e o prémio "MULTIMÉDIA DE GASTRONOMIA" com o documentário da TVI "O melhor peixe do mundo", de Paulo Salvador e Ricardo Ferreira.

O reconhecimento da cozinha praticada pelo jovem francês Vincent Farges no restaurante Fortaleza do Guincho, foi um acto de consenso, tendo havido visitas de vários membros da Academia Internacional que puderam confirmar in loco, a sua culinária. A Fortaleza do Guincho tem 3G (máximo) no Guia Galp e uma estrela no Guia Michelin. A cozinha de Vincent Farges, domina a capacidade de combinar os sabores de forma surpreendente. Lembramos que há cerca de um mês este jovem chefe foi também um dos vencedores dos prémios especiais atribuídos na Gala dos Melhores do Ano da Revista de Vinhos, na categoria de "Restaurante do ano".

Paulo Salvador e o seu câmara Ricardo Ferreira da TVI, apresentaram o documentário (Portugal) "O melhor peixe do mundo", o resultado final foi uma verdadeira extraordinária homenagem a todos os pescadores portugueses que diariamente nos trazem do oceano o que este nos dá de melhor: o nosso peixe e o nosso marisco, indo buscar testemunhas internacionais como Ferran Adria, Thomas Keller ou Eric Ripert.

A Academia Internacional de Gastronomia conferiu ainda o Grande Prémio de Arte Culinária a René Redzepi do Restaurante Noma em Copenhaga (considerado o melhor restaurante do mundo na lista S. Pellegrino/The Restaurant).

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar na próxima 4ªfeira, dia 20 de Março, às 13h no restaurante Fortaleza do Guincho em Cascais. A Academia Internacional faz-se representar pelo seu Secretário-geral, Sr. Gerald de Balsac e estarão presentes o Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Cascais bem como o Chefe Antoine Westermann, três estrelas Michelin, concessionário da Fortaleza do Guincho, jornalistas e os membros da Academia Portuguesa de Gastronomia.

http://www.revistadevinhos.pt/artigos/show.aspx?seccao=noticias&artigo=10694&title=gastronomia-portugal-conquista-2-premios-internacionais&idioma=pt

Sem comentários:

Enviar um comentário