domingo, 24 de março de 2013

Portugal Foods cria ‘hubs’ para a internacionalização

2013.03.24 (00:00) Portugal
O pólo de competitividade Portugal Foods, marca-chapéu do sector
agroalimentar que agrega hoje mais de uma centena de empresas e
entidades nacionais, identificou oito HUB (Hight and Unique Branfs) –
Microempresas, Private Label, Frozen, Chillid, Fish, Meat, Sweets,
Tech e Halal & Kosher –, no sentido de reunir as empresas em redor de
produtos e/ou necessidade comuns.

A decisão do pólo, liderado por Amândio Santos, CEO da Devoro, surge
na sequência da apresentação da estratégia de internacionalização do
sector agroalimentar entregue ao Governo e que em breve será divulgada
publicamente pelo Ministério de Assunção Cristas.

Estes HUB "são grupos de interesse comum, que visam fomentar a
cooperação entre as empresas portuguesas e desenvolver massa crítica
para responder eficazmente aos desafios da internacionalização do
sector", revela da Direcção do pólo, explicando que, com a estratégia
de internacionalização do agroalimentar desenvolvida pela Portugal
Foods, "foram estabelecidos os objectivos sectoriais a alcançar num
universo temporal de cinco anos e identificados os eixos estratégicos
de desenvolvimento a implementar e respectivas dimensões de actuação e
taxa de crescimento anual para o mesmo período".

"Alinhar a oferta nacional às reais necessidades de um mercado global
pela reorganização dos modelos de negócio" é uma das prioridades
traçadas para o período 213-2017 a partir de um estudo desenvolvido
pela Portugal Foods que conclui que "as empresas portuguesas
necessitam de trabalhar mais em rede, ganhar dimensão e mostrar-se
mais competitivas nos mercados esternos". Só assim, diz a Portugal
Foods, as empresas nacionais desenvolverão "massa crítica para
responder, com sucesso e eficácia, aos desafios da internacionalização
do agroalimentar".

FONTE: Vida Económica

http://www.anilact.pt/informacao-74/7281-portugal-foods-cria-hubs-para-a-internacionalizacao

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