terça-feira, 26 de março de 2013

Rotas do Douro desafiadas a agregarem-se para conquistar mercados internacionais

A chefe de Projecto de Missão do Douro, Celina Ramos, desafiou os
agentes das rotas turísticas da região a promoverem em conjunto os
produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados
internacionais.

Celina Ramos foi uma das intervenientes no Congresso Internacional
Rotas Turísticas -- "Valorização e Posicionamento", em Mirandela, no
distrito de Bragança, que juntou as Rotas do Azeite de Trás-os-Montes,
anfitriã, do Vinho do Porto e das Vinhas de Cister.

Os recursos estão identificados, segundo observou, mas falta "agregar
os vários atores públicos, privados, as associações, universidades, no
sentido de uma promoção conjunta, de ganhar massa crítica, visando a
internacionalização e desta forma trabalhar a procura".

"É na agregação do conjunto dos nossos produtos que nós, de facto,
podemos ser diferentes e porque todos eles têm qualidade, podem
afirmar-se em conjunto", considerou.

Da mesma maneira que se conta a história do vinho do Porto a milhares
de visitantes que entram em Gaia, muitos deles com destino ao Douro,
"é contar-lhe também a história do azeite, dos enchidos, da castanha,
da amêndoa, doçaria", considerou.

Celina Ramos constatou que "a oferta está trabalhada, com "uma grande
aposta nas infraestruturas, nos equipamentos, na recuperação dos
centros históricos, das aldeias, material publicitário, agora é
preciso trabalhar o lado da procura".

"Tenho de trabalhar, fazer promoção, e ir buscar a
internacionalização, outros mercados, de forma a podermos de facto
criar valor a partir dos nossos recursos, do território", acrescentou.

Este é o caminho defendido também pelo anfitrião, Jorge Morais,
presidente da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, que apontou o
congresso de hoje como espaço de reflexão e de partilha, em que deram
também testemunho rotas turísticas de outras zonas de Portugal e de
Espanha.

O congresso faz parte de um diálogo que as três rotas turísticas do
norte de Portugal vêm desenvolvendo há dois anos.

A ambição de "venderem" juntos a região do Douro comum a todos poderá
materializar-se no projecto de internacionalização da Rota do Azeite
de Trás-os-Montes, que se prepara para ir à conquista dos mercados
emergentes do Brasil, Moçambique e também Macau.

Fonte: Lusa

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/03/26c.htm

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