Inovação
11.10.2011 - 11:30 Por Daniel Almeida, em Lund
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As novas garrafas produzidas pela Tetra Pak
(Pedro Cunha)
Mercado português é o terceiro no mundo a comercializar a primeira
garrafa asséptica de cartão para leite, criada pela multinacional
sueca Tetra Pak.
A bandeira lusa que acena calorosamente no céu de Lund, no extremo sul
da Suécia, parece ignorar o frio nórdico, ansioso por ocupar o seu
lugar neste último dia de Verão. É nesta pequena cidade universitária
que se situam a sede, o laboratório e a fábrica da Tetra Pak - o que a
fabricante de embalagens para alimentos líquidos chama "mundo Tetra
Pak".
Neste local híbrido, onde por entre os moinhos eólicos que pairam, ao
longe, no mar e as incontáveis bicicletas que dominam o asfalto
descobrimos alguma da mais avançada tecnologia, foi concebida a
primeira embalagem de cartão em forma de garrafa para armazenar leite
branco ultrapasteurizado (UHT): a Tetra Evero Aseptic (TEA).
A bandeira portuguesa hasteada é uma forma de a multinacional sueca
acolher os jornalistas portugueses. Mas poderia assinalar também um
outro dado fundamental: Portugal é o terceiro mercado em todo o mundo
a receber esta embalagem que, promete Alexander Krivolapov, director
de produto, significa um "passo em frente" na indústria do
embalamento.
Em Portugal, a TEA está já a ser comercializada desde o final da
primeira semana de Setembro com o leite da marca Matinal, detida pelo
grupo Lactogal, embora ainda não esteja disponível em todas as
superfícies. Antes do mercado nacional, o produto apenas foi lançado
em Espanha e Itália.
"Podermos ser dos primeiros a verificar o impacto [da embalagem] no
mercado junto dos nossos clientes e dos consumidores é,
indiscutivelmente, um privilégio", afirma Vera Norte, directora de
comunicação da Tetra Pak Ibéria.
Na opinião de Krivolapov, em Portugal "há claramente um nicho" para a
nova embalagem, sendo uma boa rampa de lançamento. No mercado
português, considera, "há, sobretudo, embalagens brick shape
[tradicionais embalagens de cartão, numa forma que faz lembrar um
tijolo], por isso é óbvio que os consumidores portugueses procuram
diferenciação".
O segredo está na forma
Os 233 mil metros quadrados do "mundo Tetra Pak" são invadidos, a
meio, por uma linha de comboio. Aqui trabalham mais de duas mil
pessoas. E só na concepção da nova embalagem e da máquina necessária à
sua produção estiveram envolvidos, desde 2007, entre 300 e 500
trabalhadores.
Cinco anos e "algumas dezenas de milhões de euros" depois nasceu a
TEA". A principal novidade é a forma arrojada: é a primeira embalagem
de cartão asséptica a assumir a forma de garrafa. E este foi também o
passo "mais difícil" no processo de criação. "Levámos quase dois anos
a encontrar a melhor forma. Agora [a embalagem] parece muito simples,
mas na verdade experimentámos à volta de mil conceitos diferentes",
revela o responsável.
Apesar de o cartão ser a principal componente da garrafa (com
capacidade para um litro de leite), o topo, incluindo a tampa e a
membrana de segurança, é feito de plástico.
Mas será que esta nova embalagem é uma espécie de herdeira das
icónicas garrafas de vidro para leite fresco? "Sim e não", responde
Krivolapov. "É importante aprender a partir do passado, mas não diria
que utilizámos a garrafa de vidro como referência", explica,
argumentando que, ao invés de se "recordarem das embalagens de vidro",
a maioria dos consumidores vão ver a TEA como "um passo em frente".
Ao combinar cartão e plástico, a TEA apresenta, segundo o responsável,
a solução ideal. "Mantivemos todos os benefícios do cartão", que
permite "conservar o leite à temperatura ambiente até seis meses", e
"combinámos com a alta funcionalidade de outras fórmulas". Mas juntar
"o melhor do mundo do cartão e o melhor do mundo do plástico" foi
outro "desafio", conta Krivolapov, só possível de ultrapassar devido à
nova máquina desenvolvida em Lund, denominada Tetra Pak A6 iLine.
http://economia.publico.pt/Noticia/uma-garrafa-mas-em-cartao-nova-forma-de-beber-leite-chega-as-lojas-portuguesas-1515880
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