quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Agricultores temem cópias de vinho do Porto


30 de Outubro de 2014, por Elisabete Mendes
 

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alertou hoje para a necessidade de defender produtos como o vinho do Porto no acordo comercial que está a ser negociado com os Estados Unidos, sob pena de abrir portas às cópias americanas.
 
O alerta partiu do secretário-geral da CAP, Luís Mira, durante uma audição na Comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, em que apontou «efeitos positivos» da parceria transatlântica de comércio e investimento como o previsível aumento da produção e exportações agroalimentares europeias, mas também alguns riscos. «Haverá alguns produtos em que o efeito não será esse e é preciso ter alguns cuidados», vincou, apelando a que Comissão Europeia defina criteriosamente os seus pontos defensivos nas negociações do acordo com os Estados Unidos, que incide na eliminação de barreiras tarifárias (aduaneiras) e não-tarifárias (regulamentação).
 
Entre os produtos sensíveis incluem-se os que estão abrangidos por Indicações Geográficas Protegidas (IGP) ou Denominações de Origem Protegida (DOP), como determinados vinhos e queijos, e que os Estados Unidos defendem que não devem estar protegidos. «É terrível porque copiam tudo. Os EUA produzem 'commodities' (matérias-primas) em grandes quantidades e não nos interessa que copiem o vinho do Porto ou o champanhe», sublinhou, destacando que o vinho do Porto tem uma «mais valia mundial».
 
Portugal conta, neste ponto fundamental, com o apoio de França e Itália que também querem salvaguardar os seus interesses neste domínio, e Luís Mira acredita que as certificações geográficas se vão manter: «Acho que a Europa nunca vai aceitar um acordo sem essa proteção, mas não é por causa de Portugal, mas sim por causa de França e Itália». O responsável da CAP lembrou que estão ainda por resolver questões como as 17 denominações de vinhos europeus que os Estados Unidos consideram semi-genéricas, e como tal não protegidas, incluindo o vinho do Porto, o champanhe ou o italiano 'chianti' (vinho tinto produzido na região da Toscânia).

Sem comentários:

Enviar um comentário