quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Investimentos de 2015 concluirão rede regional de abate de gado dos Açores

05-11-2014 
 

 
O Governo dos Açores conta lançar em 2015 todos os investimentos que completarão a Rede Regional de Abate, que permitirá abater e exportar carcaças de animais a partir de todas as ilhas com as devidas condições sanitárias.

O anúncio foi feito no parlamento dos Açores, na cidade da Horta, por Neto Viveiros, secretário regional da Agricultura e Ambiente, que foi ouvido na comissão de Economia, a propósito das propostas de Plano e Orçamento do executivo açoriano para 2015.

«Com a construção do Matadouro do Faial, cuja empreitada será lançada logo no início do próximo ano, e com o lançamento da empreitada do Matadouro da Graciosa, no primeiro semestre de 2015, ficará concluída a Rede Regional de Abate, que reputamos de muito importante», salientou, em declarações aos jornalistas no final da audição.

O titular da pasta da Agricultura nos Açores lembrou que a Rede Regional de Abate sofreu uma «reversão quase completa», passando de um sistema maioritariamente exportador de animais vivos, para um sistema exportador de carcaças, «com todas as mais-valias que isso encerra».

Neto Viveiros destacou, por outro lado, o reforço de dois por cento previsto no Plano Anual 2015 para o sector da Agricultura, onde o executivo pretende investir cerca de 144 milhões de euros, destinados, sobretudo, à «modernização das infra-estruturas agrícolas» e à melhoria da rede viária rural.

Este aumento mereceu, no entanto, a crítica da Federação Agrícola dos Açores, que num parecer ao documento defendeu um reforço maior para o sector, na ordem dos 11 por cento.

Confrontado com estas críticas, Neto Viveiros disse que o investimento público que está espelhado no plano foi o «possível» e que reflecte, apesar de tudo, o «esforço» do Governo Regional em relação ao sector agrícola no sentido de desenvolver todos os projectos considerados necessários.

Os membros do Governo dos Açores começaram a ser ouvidos pelas comissões parlamentares sobre os documentos orçamentais da região para 2015: plano anual de investimento público e orçamento.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário