quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Venda de antibióticos veterinários cai 15% na Europa


por Ana Rita Costa
4 de Novembro - 2014
As vendas de antibióticos para utilização veterinária caíram cerca de 15% na Europa entre 2010 e 2012. De acordo com os dados divulgados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), dos 20 países europeus que forneceram dados ao longo deste período, 18 observaram reduções que variam de 0,4% a 49%.

 
"Estes números mais recentes, que sugerem uma tendência positiva em termos do uso responsável de antibióticos em animais na Europa, são muito bem-vindos", explica David Mackay, o chefe de divisão da EMA sobre medicamentos veterinários.

De acordo com os Estados-Membros, os fatores que podem ter contribuído para esta queda podem estar relacionados com os programas e campanhas nacionais sobre o uso responsável de antibióticos, as restrições ao uso de determinados agentes antimicrobianos, o aumento da consciencialização da ameaça da resistência antimicrobiana, as metas de redução para o uso de antimicrobianos na produção animal em certos Estados-Membros e as flutuações no tamanho e tipos de populações animais.

Para o relatório de 2012, 26 países do Espaço Económico Europeu (EEE) apresentaram dados sobre a venda de antibióticos autorizados no seu território. Estes países são responsáveis ??por aproximadamente 95% da população animal produtora de alimentos na região. 

Sem comentários:

Enviar um comentário