quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Publicidade a álcool com mais restrições


27 de Outubro de 2014, por Elisabete Mendes
 

 
 
A publicidade a bebidas alcoólicas em Portugal vai passar a ter mais restrições, como não usar protagonistas com menos de 21 anos e não recorrer a figuras públicas com notoriedade junto dos menores.
Segundo o Código de Auto-regulação, que é assinado, esta segunda-feira, por cerca de 30 associações do sector, a publicidade ao vinho e às bebidas espirituosas vai deixar de passar em anúncios imediatamente antes, depois ou durante programas dirigidos a menores.
 
«Trata-se de um código com princípios específicos, com normas mais restritivas e que vão bastante além da legislação», referiu à agência Lusa Miguel Morais Vaz, responsável do Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP), que promoveu este documento. De fora do código ficam as cervejas, porque o sector já tem um acordo em matéria de publicidade que é monitorizado pelo ICAP, adiantou Morais Vaz.
 
Vai ainda entrar em vigor um sistema que implica que nenhum anúncio a bebidas espirituosas ou vinho seja divulgado sem passar o crivo do ICAP, que pode pedir a reformulação de uma publicidade caso não esteja de acordo com o código. «A mensagem da comunicação comercial não deve utilizar protagonistas com idades inferiores a 21 anos ou que aparentem ser menores de 21, bebendo ou encorajando o consumo de bebidas alcoólicas», estipula o código, a que a Lusa teve acesso.

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