sábado, 8 de novembro de 2014

Castanhas e cogumelos em destaque este fim-de-semana no distrito de Vila Real

07-11-2014 
 

 
As castanhas e os cogumelos, que movimentam milhões de euros na economia transmontana, vão estar em desataque em feiras e roteiros gastronómicos que decorrem este fim-de-semana em Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

Hoje, arranca mais uma edição da Castmonte, a feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro, em Valpaços, concelho onde, segundo disse o presidente da câmara, Amílcar Almeida, este fruto representa cerca de 30 milhões de euros para a economia local.

Organizado pela câmara e Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro, o certame dá preferência aos produtores locais que garantem castanha em quantidade e qualidade, apesar do fungo que afectou este ano os soutos e provocou uma quebra média na produção de 50 por cento na zona de Denominação de Origem Protegida (DOP) da Padrela.

Os destaques desta feira vão para o já tradicional bolo de castanha de 600 quilos e também para o fim-de-semana gastronómico, que conta com 15 restaurantes aderentes que vão confeccionar pratos à base deste fruto.

A abertura da Castmonte contará, esta tarde, contará com a presença do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro. No município vizinho de Vila Pouca de Aguiar realiza-se entre sábado e domingo, a XIII Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar, onde as castanhas se juntam aos outros sabores da montanha, como os cogumelos e o cabrito.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, afirmou que os cogumelos «ganham cada vez mais importância» neste concelho transmontano, referindo ainda que este ano chuvoso foi favorável para a recolha deste fungo, com a apanha a «rondar as 20 toneladas».

Aqui, segundo o autarca, a produção de castanha regista uma quebra de 80 por no concelho, devido a um fungo que afectou os castanheiros, enquanto o efectivo de cabrito é de seis mil neste território.

Ao evento aderiram 13 restaurantes do concelho que vão propor pratos como a "míscarada", um prato lançado pela Aguiarnature Sabores, actividade lançada pelo município para promover os produtos locais, ou ainda quiche ou pataniscas de cogumelos, caldo ou pudim de castanha e o cabrito assado.

Depois, no recinto da feira, dezenas de expositores vão vender cogumelos recolhidos no concelho, e haverá ainda alugar para o encontro nacional de produtores ou demonstrações de instalações de rega e de produção de fungos.

Alberto Machado destacou que Vila Pouca de Aguiar acolhe o único posto de certificação de cogumelos do país, onde técnicos especializados confirmam se o produto é de qualidade e comestível.

Já em Vila Real, decorre a "Mostra da floresta", que inclui a realização de um «mega magusto», na praça do município, com castanha produzida no vale da Campeã, no concelho de Vila Real, e a tradicional água-pé.

Há ainda lugar para uma montaria ao javali e para o primeiro "Encontro Micológico" do concelho, promovido pela recém-criada cooperativa Rupestris, sediada na incubadora de empresas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, um evento que inclui saídas de campo para identificação de cogumelos silvestres e um jantar temático.

Este é ainda o primeiro fim-de-semana para o "Outono à mesa", um festival de gastronomia que se vai repetir ao longo de Novembro nos restaurantes aderentes. O presidente desta autarquia, Rui Santos, salientou que o objectivo das iniciativas é «potenciar o melhor» que o município tem.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário