sábado, 8 de novembro de 2014

Eurodeputados rejeitam animais clonados como novos alimentos

07-11-2014 
 

 
A Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu quer participar na decisão da lista inicial de novos alimentos e também poder vetar as novas entradas.

Estas são duas das principais linhas da posição que adoptou em relação à proposta de regulamento de novos alimentos apresentada pela Comissão Europeia em 2008.

Por um lado, os eurodeputados apoiam que a nova norma proporciones uma definição clara e sem ambiguidade dos novos alimentos. A definição proposta pela Comissão Europeia devia ser actualizada, incluindo alimentos e ingredientes que têm modificado intencionalmente a sua estrutura primária molecular e os que são formados por microrganismos, fungos ou algas e outros materiais de origem biológica mineral.

Também deveria considerar-se novos alimentos que são obtidos por práticas de criação e propagação não tradicionais e que não têm uma história de uso alimentar seguro. Os eurodeputados rejeitam que os novos alimentos procedentes de animais clonados sejam incluídos nesta lista e pedem a criação de uma regulação independente para os mesmos.

Também consideram que na lista inicial de novos alimentos autorizados fosse incluindo como um anexo no novo regulamento e ser aprovado tanto pelo Conselho de Ministros como pelo Parlamento. Os eurodeputados querem ainda decidir sobre as novas inclusões na lista.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário