sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Estados Unidos novamente condenados na OMC

Outubro 30
13:35
2014

Os Estados Unidos foram novamente condenados pela Organização Mundial do Comércio (OMC), devido à sua legislação sobre a etiquetagem da carne de bovino, denominada Cool (Country Of Origin Labeling).

No seguimento de uma queixa apresentada pelo México e Canadá, em 2008, a OMC tinha, em 2012, condenado os Estados Unidos. Na altura, a legislação americana impunha que a carne de bovino devia ser etiquetada como "produto dos EUA", ou "produto do México", ou "produto do Canadá".

Em resposta, os Estados Unidos alteraram a legislação, impondo uma etiquetagem com a indicação do local onde o animal nasceu, onde foi criado e onde foi abatido.

A OMC não aceitou esta alteração e os Estados Unidos têm agora 60 dias para recorrer. Entretanto, o Canadá já anunciou que, se os Estados Unidos mantiverem a sua decisão, vão retaliar, impondo taxas aduaneiras de 100% à entrada de produtos norte-americanos, tais como carne de bovino e de suíno, queijos, chocolate e vinhos e estas taxas podem vir a representar qualquer coisa como mil milhões de euros.


Sem comentários:

Enviar um comentário