terça-feira, 4 de novembro de 2014

Festa do Vinho e da Vinha começa no sábado em Borba

03-11-2014 
 

 
A Festa da Vinha e do Vinho começa no sábado na cidade alentejana de Borba com a participação de cerca de 80 expositores, com destaque para os produtores do Alentejo, divulgou o município.

A 23.ª edição do certame dedicado ao vinho e à vinha, que recebe todos os anos milhares de visitantes, vai decorrer até ao dia 16 deste mês, no pavilhão de eventos, com entrada livre, para promover, sobretudo, os vinhos do Alentejo, com a participação de vários produtores que apresentam as suas marcas para degustação e venda.

O presidente do município de Borba, António Anselmo, disse à agência Lusa que o certame pretende «promover Borba e todo o Alentejo, sobretudo o seu vinho de qualidade e tudo o que a região tem de bom, como a gastronomia, os produtos regionais e o artesanato».

O autarca referiu ainda que o município pretende levar a animação até às freguesias rurais, Rio de Moinhos e Orada, para que «a festa não fique apenas em Borba», assim como colocar transporte à disposição das populações destas freguesias para visitarem a festa, em pelo menos dois dias, em articulação com as juntas de freguesia.

A festa inclui um conjunto de eventos temáticos dedicados aos vinhos e enoturismo, gastronomia, produtos e doçaria regionais, artesanato e equipamentos e serviços vitivinícolas.

O certame, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, pretende ainda promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola regional e aos queijos, enchidos, pão, azeite, mel, frutos secos e doçaria regional.

O artesanato conta com expositores oriundos de várias localidades do país, nas mais diversas expressões, como o barro, tapeçaria, madeira e cortiça.

Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Turismo do Alentejo.

O programa inclui um circuito das tascas no dia inaugural e, ao longo dos nove dias, engloba, entre outras iniciativas, provas de vinhos, animação musical, atuação de grupos de danças, de corais alentejanos, colóquios, actividades desportivas e um cortejo etnográfico, no dia do encerramento. Para o dia de São Martinho, está previsto um arraial com oferta de castanhas e vinho de talha.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário