domingo, 2 de novembro de 2014

Começa hoje e termina domingo o evento que permite aos pequenos produtores

apresentarem os seus vinhos aos hotéis e restaurantes, mas há cada vez mais turistas a aproveitar a ocasião
Mercado de vinhos atrai mais turistas ao Campo Pequeno

Oportunidade para provar e comprar
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31/10/2014 | 11:32 |  Dinheiro Vivo

Mais de uma centena de produtores nacionais de vinhos, na sua maioria da região Norte, participam, entre hoje e domingo, na terceira edição do Mercado de Vinhos, no Campo Pequeno, em Lisboa. Ali, responsáveis de compras de hotéis, restaurantes, cafés e de estabelecimentos grossistas, como a Recheio ou a Makro, poderão provar os vinhos e fazer aquisições. Mas também há cada vez mais turistas que, seduzidos pelas provas e pela variedade, visitam o mercado.
Entre hoje e domingo, no horário das 11,30 horas às 21,30 horas, os visitantes poderão conhecer onze produtores do Alentejo, 25 do Douro, 13 do Dão, cinco do Tejo, três da Bairrada, sete da Península de Setúbal, onze de Lisboa, quatro de Vinho Verde, dois das Beiras e um do Algarve.
Evento nascido com a intenção de mostrar aos compradores o que de melhor se produz no país, o certame acabou por transformar-se numa verdadeira festa do vinho e dos petiscos gourmet: este ano, além da presença dos gelados Santini, com três sabores dedicados ao vinho (Douro, Pão-de-ló com vinho de Carcavelos e Sorbet com Alambre Moscatel de Setúbal), estará presente o chocolatier Marcio Ricci e as suas iguarias feitas e pintadas à mão, com motivos e sabores ilustrativos das uvas ao vinho verde, bem como produtores nacionais de presuntos e enchidos de porco preto (Soledo, de Mértola) ou bombons de bolota, a inovação de um agricultor biológico alentejano, Joaquim Arnaud. Ao todo, são 20 expositores de produtos gourmet.
"O principal objetivo deste projecto é contribuir para a divulgação, estímulo e
sustentabilidade das produções tradicionais que, pela sua reduzida dimensão, têm maior dificuldade em penetrar no circuito comercial das grandes redes de
distribuição. Muitos destes vinhos são produzidos com admirável persistência,paixão, engenho e criatividade, representando verdadeiros exemplos de empreendedorismo", explica Filipe Frazão, responsável pela organização do evento.
A pensar nos turistas, também, este ano o mercado inclui a "Taberna do Mercado", um espaço onde poderá ser feita a degustação de vinhos e petiscos ao som de fado e de música tradicional portuguesa. Para todos, há também workshops de degustação com escanção, de abertura a fogo de garrafas, de como combinar comida e vinhos e de dicas rápidas para descobrir o vinho.
O bilhete de entrada custa 3euro, sendo que 2euro são reversíveis em compras de valor igual ou superior a 8euro.

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