sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Registo de marcas complica as negociações com os Estados Unidos

Novembro 04
09:37
2014

A propriedade intelectual de certos produtos está a causar grandes problemas no avanço das negociações comerciais com os Estados Unidos.

Os principais problemas colocam-se ao nível dos queijos e do vinho, como, por exemplo, os europeus a exigirem que o queijo Parmesano seja produzido exclusivamente em Itália e o Feta na Grécia, bem como todos os vinhos com denominação Château sejam fermentados em França.

Por seu lado, a administração americana defende que muitas destas marcas são genéricas e que tem de ser possível o fabrico destes produtos por empresas do país.

A pressão da indústria agro-alimentar aumenta na América e recentemente surgiu mais um problema, pois com o acordo celebrado com a União Europeia, que protege a denominação do Champanhe francês, o Canadá proibiu a denominação de champanhe do vinho produzido na Califórnia, obrigando a alterarem a denominação para Sparkling wine.

Os europeus, por seu lado, afirmaram que não existe qualquer problema em os americanos produzirem queijo, mas, por exemplo, se o produzirem no Wisconsin, podem e devem chamá-lo queijo do Wisconsin e não uma denominação europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário