quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Fundação de Bill Gates gasta maior parte dos subsídios à agricultura em países ricos


04 Novembro 2014, 14:38 por David Santiago | dsantiago@negocios.pt


Cerca de 75% dos fundos de apoio à agricultura distribuídos pela Fundação Bill & Melinda Gates a ONG são encaminhados para instituições norte-americanas, sendo que apenas 5% são destinadas a ONG africanas.
Um estudo da ONG Grain, sediada em Barcelona, divulgado esta terça-feira, mostra que a Fundação Bill & Melinda Gates acaba por gastar a fatia mais significativa dos seus apoios em países ricos.
 
A fundação de Bill Gates é talvez uma das maiores, senão mesmo a maior, organização de cariz filantrópico em todo o mundo tendo já distribuído, desde a sua criação em 2000, mais de 3 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) em donativos.
 
O relatório da Grain, revela que praticamente metade dos apoios atribuídos pela fundação de Bill Gates, ao longo destes anos, foi direccionado para o apoio de instituições de pesquisa relacionada com agricultura.
 
No entanto, destes fundos canalizados para o apoio de ONG que operam na área da agricultura, 75% foram para instituições norte-americanas, sendo que apenas cerca de 5% foram canalizados para ONG africanas.
 
Dos restantes cerca de 1,5 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros), segundo o relatório, "mais de 80% dos apoios foram dados a organizações nos Estados Unidos e na Europa e apenas 10% a organizações em África".
 
"De longe, os maiores receptores de apoios são os Estados Unidos, seguidos do Reino Unido, Alemanha e Holanda", pode ainda ler-se no relatório.
 
Um dos fundadores da ONG sediada em Barcelona, o agrónomo Henk Hobbelink, afirma-se surpreendido com as conclusões retiradas da análise dos apoios garantidos pela fundação do fundador da Microsoft.
 
"Quando examinamos a base de dados dos fundos da fundação, ficámos espantados que eles parecem querer combater a fome no sul atribuindo dinheiro a organizações do norte. A maior parte dos subsídios para a agricultura é dada a organizações nos Estados Unidos e na Europa", lamentou Hobbelink.

Sem comentários:

Enviar um comentário