terça-feira, 4 de novembro de 2014

Impostos dos combustíveis aumentam mais de 20 cêntimos por litro em 10 anos

Com a fiscalidade verde e a incorporação de mais biodiesel, aumento entre 2003 e 2015 pode chegar aos 25 cêntimos por litro

Evolução dos impostos nos combustíveis entre dezembro de 2003 e janeiro 2015
DGEG e APETRO
03/11/2014 | 15:31 |  Dinheiro Vivo
Os impostos que os portugueses pagam nos combustíveis aumentaram mais de 20 cêntimos por litro nos últimos 10 anos, ou seja, entre dezembro de 2003 - o último mês antes da liberalização efectiva do mercado em 2004 - e outubro de 2014. E em 2015, por via da reforma da fiscalidade verde e da incorporação de biocombustíveis, o aumento será de 25 cêntimos por litro desde 2003.
As contas são da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) que, num comunicado enviado hoje sobre a evolução da fiscalidade nos combustíveis desde a liberalização do mercado em 2004, isto porque antes os preços era fixados administrativamente pelo Governo e não pelas empresas.
De acordo com o documento e com a imagem em baixo, o preço da gasolina em dezembro de 2003 era de 96 cêntimos por litro, dos quais 19 cêntimos eram referentes à cotação do petróleo, 10 cêntimos à logística e distribuição e 66 cêntimos diziam respeito aos impostos.
Em outubro deste ano, o preço do litro de gasolina era já de 1,5 euros, com a parte logística a pesar 14 cêntimos por litro, a cotação do petróleo a representar 49 cêntimos por litro e o peso dos impostos a disparar para 87 cêntimos por litro, ou seja, 21 cêntimos mais caro que em dezembro de 2003.
Por fim, em janeiro de 2015, a APETRO assume que a parte logística se mantém e estima que não haverá grandes alterações na cotação, mas atenta que o peso dos impostos deve chegar aos 91 cêntimos por litro no preço final a pagar, ou seja, os já referidos 25 cêntimos por litro de aumento face ao final de 2003.

Evolução do preço da gasolina entre 2003 e 2015
DGEG e APETRO
 
Já no gasóleo, o preço por litro era, em dezembro de 2003, de 71 cêntimos, dos quais, 12 cêntimos eram para a logística, 18 cêntimos eram para a cotação do petróleo e 41 cêntimos eram para os impostos. Em outubro deste ano, os preços dispararam para 1,27 cêntimos dos quais 61 cêntimos eram para impostos, o que dá 20 cêntimos por litro mais caro que em 2003.

Evolução preço do gasóleo entre 2003 e 2015
DGEG e APETRO
 
E em 2015, o peso dos impostos no gasóleo poderá ser já de 65 cêntimos por litro, ou seja, um acréscimo de 24 cêntimos face ao final de 2003.
De acordo com a APETRO, este aumento explica-se com o agravamento do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) - que inclui a Contribuição de Serviço Rodoviário e a futura taxa de carbono - e também do IVA, que incide também sobre o ISP e que aumentou 4% desde 2005, ou seja, de 19% para 23%.
Assim, pelas contas da associação, na gasolina, o ISP sofreu um agravamento de oito cêntimos por litro até outubro, "que será previsivelmente de 11 cêntimos por litro em 2015", e no gasóleo, o ISP vale agora mais sete cêntimos que poderá chegar a mais 10 cêntimos no próximo ano.

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