domingo, 2 de novembro de 2014

SEPNA vence prémio Quercus 2014

Sociedade

     
SOL SOL | 31/10/2014 16:41:37 164 Visitas   
O SEPNA foi criado a 15 de Janeiro de 2001
Raquel Wise
SEPNA vence prémio Quercus 2014
O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR é o vencedor do Prémio Quercus este ano. "Na comemoração dos seus 29 anos, a Quercus decidiu atribuir o Prémio Quercus 2014 ao SEPNA pelo trabalho meritório que tem realizado na área do ambiente e à defesa exemplar das múltiplas causas ambientais em que se tem envolvido", explica a associação ambientalista em comunicado.

O galardão será entregue hoje no restaurante Jardim dos Sentidos, em Lisboa, durante o jantar que assinala o 29º aniversário da Quercus, e onde estará presente o Secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida. 

O SEPNA foi criado a 15 de Janeiro de 2001, através de um protocolo interministerial entre o Ministério da Administração Interna e o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território. 

Em 2006, foi reconhecido como polícia ambiental, competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar todas as infracções à legislação que visa proteger a Natureza, o ambiente e o património natural, em todo o território nacional. Tem como competências genéricas zelar pelo cumprimento da legislação referente às áreas da conservação e protecção da Natureza e do ambiente, dos recursos hídricos, dos solos, da caça, da pesca, da floresta, do montado, do património natural, do ordenamento do território e de âmbito sanitário e de protecção animal. 

Este é o 11.º ano em que o prémio Quercus, que distingue entidades, empresas ou cidadãos que se evidenciem na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável, é atribuído. Em 2013, a ONG distinguiu o antigo presidente da Liga para a Protecção da Natureza Eugénio Sequeira, pela sua longa carreira como "professor e investigador, onde se destaca o trabalho no combate à desertificação e na gestão responsável da floresta e, no ano anterior, em ex-aequo, ao professor Raimundo Quintal pelos seus artigos nas áreas da ecologia, biogeografia e educação ambiental e por uma "intervenção cívica em prol das questões ambientais" e a à Herdade do Freixo do Meio, pelo "desenvolvimento centrado no desempenho de funções sociais de forma compatível com o funcionamento do nosso planeta", explicam os ambientalistas em comunicado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário