terça-feira, 4 de novembro de 2014

Chuva e queda de neve nos próximos dias

Sociedade
     
03/11/2014 08:24:02 10354 Visitas   
O primeiro nevão do ano está prestes a chegar

Chuva e queda de neve nos próximos dias
A chuva e a descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar o início da semana em Portugal continental, com a primeira queda de neve nas terra altas a ser esperada terça-feira, de acordo com o IPMA.

Segundo disse à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Maria João Frada, a partir de hoje vamos assistir a um agravamento do estado do tempo, com a passagem de um sistema frontal de forte actividade um pouco por todo o território nacional.

"Prevê-se um agravamento do estado do tempo, gradualmente a partir da manhã o céu vai tornar-se muito nublado ou encoberto, gradualmente de norte para sul, com a aproximação de um sistema frontal de forte actividade, com precipitação que começa pelo  Minho e Douro litoral, estendendo-se às outras regiões e tornando-se persistente e forte por todo o território", explicou.

De acordo com a meteorologista, associado à chuva forte vem também o vento forte, com rajadas na ordem dos 70 km/hora no litoral, enquanto nas terras altas rondará os 90/95 km hora.

Prevê-se ainda um "aumento da agitação marítima para hoje no litoral e Cabo Raso, com ondas de 4/5 metros e 4 a 4,5 metros a sul do Cabo Raso", que irá permanecer até quarta-feira de madrugada, adiantou.

Segundo Maria João Frada, a região sul será mais afectada durante a madrugada e dia de terça-feira com a previsão de chuva persistente, acompanhada de vento forte.,

Para terça-feira há melhorias no estado do tempo, com a chuva a dar tréguas, mas prevê-se uma descida significativa das temperaturas mínimas e máximas, que podem dar origem ao primeiro nevão do ano, já que podem chegar a um grau nas Penhas Douradas (Serra da Estrela) e quatro e cinco graus nas regiões do interior norte e centro, as máximas andarão nos 10 graus.

"A situação de aguaceiros pode dar origem às primeiras neves da época, já que estamos a prever queda de neve na terça-feira até meio da manhã nas terras altas, acima dos 1.200/1.400 metros no norte e centro uma vez que vem frio", vincou a responsável do IPMA.

A meio da semana, as temperaturas mínimas ainda vão estar em descida, mas há uma ligeira recuperação das máximas e com "a chuva a dar tréguas", segundo Maria João Frada.

No entanto, na quinta-feira regressa uma ondulação frontal ao continente e com esta a chuva persistente: "tudo indica que mudámos de cenário para uma situação outonal com passagens sucessivas de ondulações frontais com vento associado, precipitação e agitação marítima forte".

Na sua página na Internet, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir da manhã e com abertas para o final do dia.

Períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às regiões do interior, que será persistente e por vezes forte a partir da tarde, passando a regime de aguaceiros a partir do final do dia.

Quanto às temperaturas, são esperadas mínimas de 13 graus Celsius em Lisboa e Porto, máximas de 19 e 17, respectivamente, enquanto que em Faro são esperados 22º de máxima e 14º de mínimas. A cidade da Guarda será a mais fria do país, com máximas esperadas de 10 graus.

No Funchal, apesar da chuva, são esperados 24 graus de máxima, enquanto Angra do Heroísmo terá 22 de máxima e Santa Cruz, 21. 

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário