segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Douro em destaque na maior feira de gastronomia de França

A Região Demarcada do Douro (RDD) é o centro das atenções no maior certame de gastronomia que decorre naquele que é o principal mercado de vinho do Porto. Este ano, na sua 84ª edição, a Feira Internacional e Gastronómica de Dijon, França, escolheu Portugal como país de honra e, para a segunda edição do salão de vinhos Vinividio, localizado mesmo no coração da feira, selecionou a RDD. O presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), Manuel de Novaes Cabral, é o padrinho da Vinidivio 2014, onde estão presentes mais de duas dezenas de empresas desta Região, estando em prova mais de uma centena de vinhos. O salão Vinidivio decorre de 31 de outubro a 4 de novembro em Dijon, cidade localizada numa das regiões vitivinícolas mais emblemáticas do mundo: Borgonha.

Para o presidente do IVDP "a escolha da RDD como região de vinho de honra desta feira representa o reconhecimento internacional da importância da RDD, dando seguimento e reafirmando a estratégia do IVDP de consolidação dos mercados tradicionais de vinho do Porto". "É fruto da qualidade dos vinhos, do trabalho das empresas e do IVDP na promoção e valorização do Vinho do Porto e do Douro".

O IVDP, em parceria com o Ministério da Educação Francês, desenvolve em contínuo um trabalho junto das escolas de hotelaria que apresenta o vinho do Porto como um produto cultural, associado a uma região, a um território, a um património, a uma cultura. No programa "Les vins portugais: connaissance des produits européennes et interculturalité", o vinho do Porto é harmonizado com produtos DOP franceses. Ainda em França decorre o concurso «Master of Port» no qual participam os mais prestigiados escanções.

Para além das provas de vinho, a Vinidivio inclui ainda um concurso internacional de vinhos com um painel de 12 especialistas e várias conferências temáticas sobre Vinho do Porto e a RDD. O presidente do IVDP será orador na conferência de 3 de Novembro, às 17h00. "Vinho do Porto: um território, um vinho" é o tema da sua apresentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário