terça-feira, 4 de novembro de 2014

Copa-Cogeca: Apenas uma parte do regime de ajuda da UE foi utilizado para o sector das frutas e hortícolas

04-11-2014 
 

   
O Copa-Cogeca manifestou grande decepção perante a suspensão temporária pela Comissão Europeia do primeiro regime de ajuda para aliviar a pressão nos produtores europeus de frutas e hortícolas afectados pelo veto russo.
 
A organização alertou que, segundo as estimativas, apenas foi utilizada uma fracção do dinheiro atribuído ao regime no passado mês de Agosto. O Copa-Cogeca pede a utilização da restante importância da ajuda, prevista em mais de 85 milhões de euros, no próximo mês de Janeiro, para financiar um ovo regime destinado a evitar o colapso total do mercado quando a temporada e os volumes estiverem no seu nível mais alto.
 
A solicitação foi formulada após a discussão no Comité de Gestão da União Europeia sobre os valores e as aplicações definitivas no quadro deste regime. Os resultados da reunião mostram que foram destinados provavelmente menos de 40 milhões de euros da ajuda da retirada de produtos do mercado para distribuir gratuitamente com fins caritativos, para usos não alimentares ou como compensações para recolher antes do amadurecimento, comparando com os 125 milhões de euros concedidos originalmente ao regime.
 
O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, destacou que «como normalmente, 29 por cento das exportações de frutas e hortícolas destinam-se à Rússia e que em alguns casos os preços caíram para metade», lamenta «profundamente a suspensão do regime pela Comissão antes dos produtores terem tempo de o utilizar e também antes de poderem controlar de forma adequada os pedidos de ajuda. Devem ser tomadas medidas adicionais específicas de forma a evitar a queda de preços e uma maior diminuição dos rendimentos. A partir de Janeiro de 2015, quando começar a principal temporada de exportação para a Rússia, devem ser tomadas medidas muito mais fortes». Por esta razão, Pesonen pede que se utilize o restante valor das ajudas de mais 85 milhões de euros no próximo mês de Janeiro para financiar o novo regime.
 
O responsável adiantou ainda que normalmente a União Europeia exporta para a Rússia cerca de 24 por cento do valor total das exportações de carne de porco, um sector que já alguns meses tem vindo a sentir as consequências do embargo, pelo que também devem ser lançadas medidas para melhorar esta situação, em particular para os produtos específicos que são a gordura e os derivados, Assim, devem ser implementadas campanhas de promoção para a carne de porco e ajudas para encontrar novas saídas de mercado.
 
No sector do leite, os compradores atrasam as suas decisões de compra o mais possível, devido à instabilidade do mercado comunitário. O Copa-Cogeca também diz-se muito decepcionado com a decisão da Comissão em suspender repentinamente, até finais de Setembro, o regime de ajuda temporária ao armazenamento privado para os queijos, por considerar que este devia manter-se aberto para os países muito afectados pelo veto russo.
 
Esta difícil situação no sector do leite leva à necessidade de uma maior flexibilidade a nível nacional para que os países afectados pela imposição suplementar no sector do leite possam recuperar. Por último, o risco é que o preço de referência já tão baixo do leite na União Europeia arraste os preços para um valor muito inferior aos custos de produção. Por conseguinte, deve actualizar-se com urgência o preço de intervenção do leite, tendo em conta a subida dos custos de produção.
 
Numa carte enviada ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o Copa-Cogeca pede ajudas adicionais exteriores ao orçamento da política agrícola comum (PAC) para financiar estas medidas, já que se trata de um litígio de natureza política que não é culpa dos agricultores nem das cooperativas agrícolas, em primeiro lugar. O Copa-Cogeca destacou que o orçamento da União Europeia para 2015 deve prever recursos suficientes para financiar esta crise sem precedentes que atinge duramente o sector agrícola da União Europeia.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário