quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Copa-Cogeca “dececionada” com suspensão das ajudas aos produtores de hortofrutícolas


por Ana Rita Costa
4 de Novembro - 2014
A Copa-Cogeca manifestou a sua deceção em relação à decisão da Comissão Europeia de suspender temporariamente o regime de ajuda aos produtores de hortofrutícolas que estão a ser afetados pelo embargo russo. De acordo com a cooperativa, até ao final de agosto apenas foi usada uma porção do dinheiro concedido para esse fim.

 
A cooperativa europeia quer agora que os restantes fundos atribuídos pelo regime de ajuda, estimados em cerca de 85 milhões de euros, sejam gastos no próximo mês de janeiro para financiar um novo regime destinado a evitar o colapso do mercado numa altura em que o volume de produção "estarão no seu nível mais alto".

Pekka Pesonen, Secretário Geral da Copa-Cogeca, refere que "tendo em conta que normalmente 29% das exportações de hortofrutícolas se destinam à Rússia e que em alguns casos os preços caíram para metade, lamento profundamente a pronta suspensão do regime por parte da Comissão Europeia antes que os agricultores tivessem tido tempo de o aplicar. Devem tomar-se medidas adicionais específicas para evitar a descida dos preços e uma maior diminuição dos rendimentos. A partir de janeiro, altura em que começará a principal temporada de exportações para a Rússia, devem tomar-se medidas mais fortes."

Sem comentários:

Enviar um comentário