terça-feira, 4 de novembro de 2014

Copa-Cogeca solicita para Janeiro o início do programa de medidas contra o veto russo

03-11-2014 
 

 
O Copa-Cogeca enviou uma carta à nova Comissão Europeia de Claude Juncker na qual descreve a situação que cada sector atravessa afectado pelo embargo russo e, em consequência, pede medidas de ajuda.

A organização solícita, concretamente, que a partir de Janeiro seja lançado um novo programa que evita o colapso dos mercados. O Copa-Cogeca pede que sejam destinados aos mesmos os 85 milhões de euros da reserva agrícola para 2015, uma vez descontadas as ajudas já em marcha pelo veto russo.

O Copa-Cogeca lamenta a aprovação de 40 milhões de euros em ajudas para a retirada de produtos, segundo dados apresentados no último Comité de Gestão, frente aos 125 milhões de euros previstos inicialmente.

Os preços das frutas e hortícolas caíram 50 por cento, segundo a organização, que lamenta que perante este cenário, a antiga Comissão havia suspendido o programa de apoio com tanta antecipação, sem dar tempo aos produtores para solicitarem a ajuda e para realizarem controlos adequados.

Em relação ao sector do leite, o Copa-Cogeca lastima a suspensão da medida de armazenamento privado, pedindo a actualização do preço de referência do leite para a União Europeia (UE) para que se tenha em consideração o aumento dos custos de produção.

Quanto ao gado bovino, o impacto do veto russo sobre este sector começa a notar-se em Novembro, que é a época habitual das exportações comunitárias para o mercado russo. Solicitam apoios para encontrar novos mercados, como por exemplo o turco.

O mercado da carne de porco já sente os efeitos do vento russo há alguns meses, tendo em conta que antes do embargo em Agosto, a Rússia fechou as fronteiras por razões sanitárias. O Copa-Cogeca pede campanhas de promoção de consumo e de procura de novos mercados.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário