sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Prémio inovação para as mulheres agricultoras


Novembro 05
09:20
2014

Foram atribuídos pelo COPA-COGECA, este mês de Outubro, os prémios Inovação para as mulheres agricultoras.

O primeiro prémio foi para a agricultora holandesa Djûke Van der Maat, na sua área da produção frutícola.

Djûke é filha de agricultores e depois de se licenciar, passou a trabalhar em "part time" na exploração familiar e em "part time" num gabinete de projectos ambientais. Após quatro anos, assumiu a exploração familiar e tornou-se a mais jovem mulher produtora de maçãs na Holanda.

A quinta tem produção de maçãs, pêras, cerejas, milho para pipocas, abóboras, além de uma área florestal e de prados. Contempla, também, uma loja para os produtos da quinta, organiza visitas dos alunos das escolas e tem uma raça local de bovinos em vias de extinção, a Blaarkop.

Em 2012, Djûke deu início à sua própria empresa de comércio, explorando um novo mercado, ou seja, um nicho entre a produção tradicional e orgânica. Com esta organização, oito explorações juntaram-se ao projecto e estão a produzir fruta nas mesmas condições.

Em 2013, arrancou com a Fab Stuffs (Functional Agro Biodiversity), plantando flores à volta da exploração, numa área que actualmente atinge os 30.000 m2.

Está envolvida noutro projecto de ordem social, de modo a aproximar a agricultura da sociedade.

Também introduziu a cultura do kiwi na exploração.

Foi a grande responsável pela certificação Milieukeur Certification para produtos do grupo.

O prémio seguinte foi para a espanhola María Isabel Sánchez Vadillo, que tem uma exploração em El Raso (Candeleda), numa área ambientalmente protegida e explora num rebanho de 500 cabras da raça Verata, que espera aumentar para 700 cabeças.

Maribel desenvolveu uma exploração moderna de cabras e dedica a sua vida à protecção animal, defendendo esta raça que está em vias de extinção.

Na sua actividade melhorou tecnicamente a ordenha, diversificou os produtos (ex. sopa de leite de cabra), optimizou os recursos e organizou a venda directa dos seus produtos em hotéis e restaurantes.

A visita à quinta é de acesso livre e começa a ser uma grande atracção turística.

As menções honrosas foram para:

Petra Steines, da Áustria, na área da produção animal e florestal, Tracy Hamilton, da Irlanda, na área da produção de vegetais e  Mariá Aurora Lozano Rabade, de Espanha na área da produção do galo capão de Villalba.

Fonte imagem – 21stcenturyfarm.com

Sem comentários:

Enviar um comentário